
RAPAZ...
Trago ao senhor uma resenha de qualidade 5 estrelas.
De verdade, prepare-se pra sair meio aéreo no final desta resenha. Depois você vai PRECISAR ler de novo pra extrair ainda mais gold dela.
E recomendo pra os mais LOKOS no final imprimir e colocar na parede do escritório dedicado ao trading esportivo.
SIM! Esse é o valor que tem as palavras que tu lerá.
Então sem mais delongas — um trago no vaper e depois no whisky Johnnie Walker Blue Label, fecha a porta da fortaleza e diga pra ninguém
Lá vamos nós.
O Trader & Suas
Referências Lógica-Emocionais
por Paulo Sales
A fase que antecede a consistência de um Trader provavelmente é a mais difícil; este é aquele período que a empolgação ficou para trás, provavelmente já caiu na real que o caminho vai ser longo se quiser chegar vivo do outro lado do rio e com certeza com milhares de respostas e ainda um bilhão de incertezas.
Não é nada incomum nessa fase de oscilação entre amadorismo e pré consistência, buscamos referências externas para tentar adaptar nossa gestão, método e estilo de Trading com as pessoas das quais admiramos, aliás, este é um hábito corriqueiro em diversos aspectos da nossa vida: as referências.
O HUMANO NO TRADING
O ser humano por natureza é potencialmente dotado do poder de aprender com a convivência em comunidade e de forma empírica aprende à falar, andar, e todos os outros hábitos essenciais para a existência dentro de um grupo. Porém desde os primeiros passos somos instruídos que somos seres individuais dotados de uma personalidade única; os mais altruístas afirmam que vamos contribuir para o mundo de forma singular, cada qual à sua maneira.
Na caminhada dentro do Mercado do Trading percorremos de forma análoga a escalada de vários profissionais nas mais diversas áreas.
Se usarmos como exemplo o futebol, veremos que os grandes jogadores ao decorrer dos anos possuem referências, que de uma forma ou de outra os ajudaram a construir quem são, porém carregam em si algo único, uma assinatura que os mais aficcionados descrevem com facilidade.
O que dizer de Ronaldinho com seus dribles, Ronaldo com suas arrancadas, Cristiano com sua força mental, Messi e sua genialidade, Ibrahimovic e sua marra?
Todos esses estão interligados pela mesma atividade, o futebol, mas cada um carrega em si uma essência assinada por eles mesmos dentro das quatro linhas.
VOLTEMOS AO TRADING
Na caminhada vamos nos deparar e formar uma rede de pessoas que irão nortear nossas ações nos primeiros passos dentro do Mercado.
Iremos procurar, ouvir, ler e mastigar tudo que esses Traders mais experientes falam.
Isso é fundamental para começarmos criar bases e nortes para distinguir atitudes vencedoras e perdedoras, afinal de contas você não vai inventar a roda de uma hora para outra, você vai precisar de referências.
Seja humilde.
Mas afinal de contas, devo tentar ser parecido com minhas referências?
Esta é a pergunta que fiz por algum tempo, e de certa forma cegamente tentei copiar fielmente Diários de Trading dos mais diversos presentes por aí, busquei incessantemente vídeos e cursos dos Traders dos quais admiro e quase num transe emocional estava afirmando que a única forma de sucesso dentro do Mercado era fazer o que x ou y faziam...
QUASE FIQUEI LOCO!
Foi quando percebi que assim como em qualquer outra atividade da nossa vida precisamos ter personalidade dentro do Mercado.
Necessitamos pegar a bola e colocar na marca do pênalti e dizer:
"EU BATO!"Assim aos poucos comecei acreditar que minhas referências eram benéficas, mas uma hora ou outra eu teria que caminhar com minhas pernas e apostar minhas fichas naquilo que eu acreditava ser o certo, e não o que eles me diziam que era correto, aliás, certo e errado no Trading é extremamente subjetivo.
Ser auto suficiente foi uma das minhas melhores decisões dentro do Mercado.
Sentei e escrevi meu Método de Trabalho, selecionei as ligas que iria trabalhar, os times dos quais tenho mais facilidade para identificar padrões, os Mercados que me sinto confortável e principalmente minha Gestão de Banca e meu Controle Emocional.
Criei uma versão do Trader que eu queria "ser", mesmo que ele ainda só existisse nos meus pensamentos.
Fiz uma cópia exata daquilo que faço de melhor:
SER EU MESMO.
Assim como cada trade é único dentro de um universo de possibilidades, um Trader e suas ações são elementos singulares dentro de um conjunto de operações.
É preciso deixar aflorar a sua personalidade como apostador, é preciso questionar as verdades absolutas que suas referências te dizem, mas que fique bem claro; questionar não é propriamente refutar tudo, porém é criar uma seletividade baseando-se naquilo que teu emocional e mindset aceita.
Seja você.
Seja feliz.
PAULO SALES

.
.
Minha
$ΔGΔ$
Opinião
PEDRADA! PEDRADA! PEDRADA!
Quem tá passando por está situação levanta a mão aí.
(e quase a sala inteira levantou...)
É aquilo — se você não levantar e se posicionar pra você mesmo de como vai operar de como vai se portar dadas as situações que acontecerem...
O mercado vai bate rindo em você e na sua banca.
E no mundo real tu mais do que qualquer pessoa sabe que se tratando de dinheiro ninguém tem pena de ninguém.
E que ótimo que assim — dessa maneira ninugém pode culptar ninguém.
A CULPA É SEMPRE DO GENERAL.
A CULPA É SEMPRE DO TRADER.
A CULPA É SEMPRE SUA.
Do green no final do mes/ano ou do red.
Não tem como dar uma de mimimilenial revoltado e culpar a porra do presidente ou da economia da Indo-China ou do capeta do jogador que ia fazer um gol e não fez e por isso ele é comprado.
NÃO HÁ ESPAÇO PRA ISSO NO TRADING PROFISSIONAL.
Você é o responsável por tudo.
E sempre será.
Forte Abraço,
PJ " $\/d " Pires
PS.:
Tu disse numa outra resenha que daqui uns anos vão nascer novos traders de valor...
E eu concordo.
Mas né por nada não, tu é que tá no caminho pra ser um dos futuros traders de qualidade e honestidade e "je ne sais quoi" que o mercado de língua portuguesa tanto precisa.
.
.
.