Como Prever Um EMPATE No Futebol ?


prever empate

Com certeza você quer saber o segredo para aprender como prever um empate no futebol, né verdade?

Então vamos lá: 

Antes de um jogo de futebol iniciar, muitas pessoas podem considerar que o resultado mais provável daquele confronto será o empate. 

FATO.

Porém, poucos param para pensar de forma mais profissional sobre isso, analisando dados concretos de jogos anteriores para embasar seus palpites.

É desnecessário dizer que quem costuma apostar ou pretende começar a fazer isso precisa dessa fundamentação teórica para maximizar seus acertos. 

Felizmente, é exatamente isso que nós preparamos neste artigo: um verdadeiro arsenal de informações e dicas para ajudá-lo a prever um empate em uma partida de futebol. Confira!

Como Prever E Analisar
O EMPATE No Futebol ?


A regra dos 25%

A primeira coisa que você deve sempre lembrar é que a chance de acontecer um empate é de 25%, aproximadamente. 

Para ser mais específico, uma comparação recente de seis grandes ligas europeias encontrou percentuais de empate oscilando entre 23,2% e 25,8%. Ou seja, a cada quatro partidas, uma costuma finalizar sem um vencedor, independentemente do país em que a competição é disputada. 

Portanto, é possível perceber que o empate é mais raro do que uma vitória, especialmente da equipe que joga em casa.

No entanto, não se esqueça de que esse percentual de 25% consiste na média dos jogos. Por exemplo: em um eventual confronto na Copa do Brasil entre Corinthians e Cianorte na capital paulista, será que a chance de um empate seria de 25% também? 

Os estudos mostram que um grande desnível técnico entre duas equipes reduz a probabilidade de draw para cerca de 15%, pois nesse caso as chances de vitória do time mais forte absorvem uma parte das chances.

Vamos agora imaginar a situação inversa: em vez de uma diferença significativa de qualidade entre duas equipes, uma partida entre dois times semelhantes, com elencos de nível técnico similar. 

Por exemplo, o clássico Gre-Nal, um dos maiores do país. 

Nesse caso, como Grêmio e Inter são equipes parecidas, a chance de ocorrer um empate não diminui, mas sim aumenta! Os estudos apontam uma probabilidade em torno de 30% de haver um empate entre times equivalentes.

Conveniência do Empate

Além da regra dos 25%, um fator bem mais subjetivo que também ajuda a prever um empate no futebol é a possível conveniência desse resultado para ambas as equipes em um jogo, pois às vezes uma vitória não é considerada importante para nenhum dos times envolvidos no confronto.

Por exemplo, pense em uma partida entre um candidato ao título e um candidato ao rebaixamento, na qual o empate garante que o primeiro seja campeão e que o segundo não caia para a divisão inferior. Porém, quem perder tem seu objetivo seriamente ameaçado. 

Será que essas equipes se arriscarão muito durante a partida ou farão um “jogo de compadres”, arrastado, com muitos passes trocados e alta probabilidade de terminar empatado? Obviamente, o segundo caso!

É evidente que as entidades esportivas e os clubes prejudicados pelo draw não irão apreciar esse comportamento meramente reativo. 

Todavia, é muito difícil provar que dois times não estão jogando com a devida vontade de marcar gols. 

Então, na prática, a conveniência do empate precisa ser levada em consideração pelos apostadores, inclusive em casos menos extremos que o apresentado no nosso exemplo didático.

O famoso 1x1

Uma informação relevante para quem costuma apostar em empates e também no placar exato da partida é a chance de cada escore ocorrer. 

Afinal, quem nunca ficou em dúvida ao apostar no 0x0, no 1x1 ou no 2x2? 

A princípio, eles parecem ter mais ou menos a mesma probabilidade de acontecer, mas você sabia que um deles possui quase o dobro de chances em relação a outro?

Felizmente, existe um estudo para facilitar nossas escolhas. Foram analisados todos os jogos da Premier League (Campeonato Inglês) entre os anos de 2006 e 2016, portanto um período considerável, já que se trata de uma década. 

Foram avaliados os empates em geral e também os placares mais frequentes dentre os empates.

Corroborando a referida regra dos 25%, o estudo constatou que 26% dos jogos terminaram sem vencedor naquele período na Inglaterra. 

Desse total de empates, o placar mais comum foi o famoso 1x1, com 42% das ocorrências. Na sequência, apareceram os jogos sem gols (0x0), que obtiveram um percentual de 32%. 

Por fim, o 2x2 representou 22% desse universo. Empates com mais gols, como 3x3 ou 4x4, são muito raros, então seus percentuais são mínimos relativamente aos três tipos mais rotineiros.

Desse modo, é possível concluir que o 1x1 é o empate mais comum (use essa rima para memorização). Isso é válido sempre que consideramos um conjunto expressivo de jogos, tanto na Inglaterra quanto em outros países. 

Tendo em mente que o número médio de gols por partida geralmente fica entre 2 e 3, é compreensível que o 1x1 prevaleça em relação aos demais empates. 

Assim sendo, lembre-se de que ele sempre será mais provável que os outros resultados de igualdade, um detalhe importante que passa despercebido para várias pessoas!

Ilusão do histórico de resultados

Finalmente, outra questão que pode iludir muitos apostadores é se basear demais no histórico de resultados de uma equipe para tentar prever os jogos seguintes. 

Por exemplo, achar que o time que mais empatou no campeonato até o momento tem grandes chances de empatar nas próximas partidas.

Estudos efetuados em ligas europeias já demonstraram que equipes que empatavam bastante repentinamente passavam a empatar menos, frustrando os palpites de muitos apostadores. 

Da mesma forma, clubes que geralmente não obtinham esse resultado também começavam a empatar de uma hora para outra.

Isso nos mostra que o futebol é dinâmico demais para ser tratado como uma ciência exata. 

Mesmo se uma sequência de draws não for apenas coincidência e estiver ocorrendo devido a um estilo de jogo, um mesmo time, em um mesmo campeonato, pode ter várias fases completamente distintas, dificultando previsões de empates no restante da competição.

A intenção aqui não é assustá-lo ou desincentivá-lo a apostar, muito pelo contrário! 

É necessário que você entenda melhor a complexidade envolvida no universo do futebol e possa tomar decisões mais acertadas, e isso inclui não superestimar a relevância do histórico de resultados das equipes e dos próprios campeonatos. 

Fazendo uma analogia com uma famosa frase do mundo dos investimentos referente à rentabilidade: resultados passados não representam garantia de resultados futuros. 

Boas apostas!


+FERRAMENTAS PARA APOSTADORES









ESTATÍSTICAS DE CANTOS



DIVULGUE PARA UM AMIGO OU GRUPO