8 Campeonatos que Mais tem Pênaltis no Mundo

apostareal

96bet

cornerprobet


Hoje vamos falar sobre os campeonatos com mais pênaltis no mundo.

Sendo uma das punições mais pesadas do futebol, o pênalti dá ao time que sofre uma falta dentro da área a oportunidade de fazer um gol com muita facilidade (aproximadamente 80% das penalidades acaba em gols).

Muitos dos campeonatos onde ocorrem penalidades constantemente também tem algumas das maiores quantidades de cartões exibidos pelos árbitros, e isso pode não ser mera casualidade.

8 Campeonatos que Mais tem Pênaltis no Mundo


Já que um pênalti nada mais é do que uma falta dentro da área e, além de um rigor extra dos árbitros, ligas onde ocorram muitas faltas.

E que geralmente tenham um nível técnico não muito alto são mais propícias para o aparecimento desse tipo de punição com maior frequência.

Para o nosso estudo usaremos dados do Football Observatory, que analisou um período de quase 4 anos (desde o dia 01/01/2020 até 01/04/2023).

Que conta as penalidades não em quantidade mas a cada quanto tempo é marcado um pênalti numa determinada competição, em minutos.

Como curiosidade o texto também informa as taxas de conversão de cada liga, e várias competições que tem uma alta média de gols tem também alta taxa de conversão, enquanto ligas onde as defesas são priorizadas tem menos conversões (embora haja exceções).


8. Premier League Egípcia (média de 1 pênalti a cada 172 minutos)


Com um pênalti a cada dois jogos (na prática), a liga egípcia tem 76.3% das suas penalidades resultando em gols.

O que é um número relativamente próximo da média geral de 80%, mas que mostra que os times egípcios precisam melhorar sua pontaria.

A média de 2.09 gols por jogo desta competição mostra também que apesar de ter muitos pênaltis, a liga do país de Salah ainda pode melhorar muito.

7. Pro League saudita (média de 1 pênalti a cada 178 minutos)


A primeira divisão da Arábia não é exatamente uma das competições mais desenvolvidas do mundo, embora os times daquela região sejam famosos pelas altas somas de dinheiro envolvido graças ao petróleo.

A taxa de conversão é de 79%, bastante próxima da média geral tida como ideal no futebol, e a média de 2.7 gols por partida não é baixa, apesar de não estar entre as mais altas do mundo.

O fato é que o futebol saudita também pode melhorar, apesar da presença de jogadores como Cristiano Ronaldo e de ter derrotado a campeã Argentina na fase de grupos da última Copa do Mundo, o time saudita mostrou que o país ainda tem muito a evoluir.

6. Premier League russa (média de 1 pênalti a cada 187 minutos)


Saímos do grupo de campeonatos com um pênalti a cada dois jogos, apesar de estarmos ainda muito perto disso.

Na Rússia a taxa de conversão é de 77.3% dos pênaltis gerando gols, o que é também um número interessante.

A liga perdeu alguns jogadores desde o início da guerra da Ucrânia, mas o país continua investindo nesse esporte e mesmo banido de competições internacionais, o futebol segue quase normalmente, inclusive com a média de gols atingindo 3.04 por partida.

5. Botola Pro (média de 1 pênalti a cada 188 minutos)


Com uma taxa de conversão de 77.8%, a pontaria dos cobradores de pênaltis na primeira divisão do Marrocos tem sido aceitável.

Apesar disso a liga tem uma média de gols baixíssima (apenas 2.06 por jogo), o que a coloca no seleto grupo de ligas com menos gols no mundo.

Na última Copa do Mundo o país encantou o mundo ao chegar às semifinais, mas seus jogadores estão na Europa e o nível do campeonato local é com certeza bem mais baixo.

4. Pro League dos Emirados Árabes Unidos (média de 1 pênalti a cada 193 minutos)


Com uma média de 80.8% dos pênaltis sendo convertidos, a liga dos Emirados Árabes tem também uma alta média de gols (3.03).

Apesar do país não ter tanta tradição mesmo no cenário asiático (apenas o Al Ain ganhou uma Champions League asiática), apesar de também ter times que investem no futebol e já ter passagens de jogadores famosos, especialmente brasileiros, nesta competição.

Assim é também uma liga em desenvolvimento.

3. Liga Pro do Equador (média de 1 pênalti a cada 194 minutos)


O campeonato equatoriano tem uma taxa de conversão de 74.9% dos pênaltis, que não é tão alta.

A média de gols dessa competição também não é tão alta (2.43 por jogo), além de ser também um dos países onde mais cartões são distribuídos.

De fato os melhores jogadores equatorianos estão fora do país, especialmente na Europa e fazem parte de uma seleção.

Que se não tem sido uma das melhores do mundo, ao menos tem feito um bom trabalho e participado da Copa do Mundo, mas a nível de clubes o país ainda tem muito a evoluir.

2. Premier League ucraniana (média de 1 pênalti a cada 197 minutos)


Dizer que o campeonato ucraniano tem sofrido muito é praticamente uma obviedade em um país em guerra, sendo que vários dos principais jogadores já saíram das equipes ucranianas e mesmo a seleção não fazia jogos em território ucraniano.

Apesar disso a competição foi retomada e agora a Ucrânia tem um dos campeonatos com mais pênaltis no mundo, com uma taxa de conversão de 76.1%.

A média de gols de 2.45 por partida, também não é muito alta, mas é completamente compreensível em meio a um cenário caótico.

1. Primera Divisíon peruana (média de 1 pênalti a cada 207 minutos)


O campeonato peruano tem uma taxa de conversão de pênaltis de apenas 73.5%, um número bastante baixo.

De fato o futebol daquele país não é muito proeminente e mesmo na América do Sul é pouco expressivo, mas tem uma média de gols interessante (2.77 por partida), em que os pênaltis tem também sua importância.

Outro fator que evidencia o nível não muito alto é a média de 6.6 cartões por jogo, um número bem alto.

Apesar disso não se pode dizer que os jogos ali sejam monótonos, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo.


96bet

apostareal

cornerprobet