12 Jogadores de Futebol Famosos que Usaram o Número 12





Para o nosso texto de hoje, iremos falar um pouco sobre 12 grandes jogadores de futebol que usavam a camisa 12.

Esse número não é tão comum, já que é o primeiro de fora dos titulares e muitas vezes é utilizado por goleiros, embora haja exceções.

Alguns jogadores, por superstição ou por preferência, podem escolher números inusitados e acabam adotando-os por toda a sua carreira.

12 Jogadores de Futebol Famosos que Usaram o Número 12


O que acaba sendo um diferencial em meio às numerações comuns de 1 a 11 que temos ao redor do mundo.

Geralmente as numerações também definem as posições dos jogadores (quem nunca sonhou em ser um camisa 9 ou 10 quando era criança, sendo os jogadores de mais destaque nos times?).

Também temos a 3 e 4 como os comandantes da defesa, além da 5 para os volantes mais lembrados de várias torcidas.

Apesar disso o fato é que são apenas números e isso por si só não quer dizer que um jogador seja melhor do que outro.

Ou ainda que irá ter melhores atuações só porque usa determinado número, como por exemplo o 12, do qual vamos trazer alguns exemplos no texto a seguir.

Cássio


Desde que chegou ao Corinthians, o maior goleiro (e talvez até mesmo o maior ídolo da história alvinegra nunca foi muito de usar a número 1).

De fato em 2012 ele chegou ao Corinthians usando a 24 no título da Libertadores, mas após já no mundial de clubes daquele ano passou a usar a 12, que o acompanha até os dias de hoje.

Marcos


Se Cássio é o maior goleiro da história do Corinthians, Marcos é (discutivelmente) o do Palmeiras.

Ele conquistou a Libertadores em 1999 e passou a carreira toda no clube alviverde, inclusive ficando para a disputa da segunda divisão em 2003.

Logo após conquistar a Copa do Mundo pela seleção brasileira, o que só fez aumentar a idolatria.

Marco van Basten


O primeiro jogador de linha da nossa lista é também um dos melhores atacantes da história, sendo ídolo de Ajax e Milan, além da seleção holandesa.

De fato ele não chegou a usar muito esse número, mas ficou marcado por utilizá-lo algumas vezes no ano em que a Holanda conquistou a Eurocopa numa carreira que foi muito vitoriosa e poderia ter sido ainda mais caso não tivesse tantas lesões.

Oliver Kahn


O temperamental e histórico goleiro do Bayern de Munique usou a camisa 1 em toda a sua carreira por clubes (que foi iniciada ainda no Karlsruher), mas em certos períodos na seleção alemã ele usou a número 12, mais especificamente durante cinco temporadas.

Ele também é lembrado por conquistar oito campeonatos alemães, uma Champions League e uma Copa da UEFA pelo Bayern de Munique.

Marcelo


Chega a ser curioso termos um lateral na lista, mas Marcelo sempre fez questão de usar o número no Real Madrid e mais recentemente também por Fluminense e Olympiacos.

Na seleção brasileira ele também chegou a usar este número, embora tenha sido apenas em algumas temporadas e normalmente tenha se habituado a usar a 6.

Diferente de seu período nos blancos onde é lembrado por ganhar nada menos que 5 edições da Champions League.

Alexandre Pato


Estamos falando aqui de um jogador que nunca usou a camisa 12 na vida, mas isso está prestes a mudar.

A causa é o retorno ao São Paulo, time pelo qual o atacante teve uma passagem em que conseguiu cativar a torcida.

Embora sua carreira mesmo naquela época (por volta de 2014) já estivesse num período de baixa, em comparação com os tempos de Milan e Internacional.

Entre 2019 e 2020 ele ainda teve uma passagem com menos sucesso do que a anterior.

Mas agora retorna buscando apagar a imagem que deixou pelo tricolor da última vez, em que também teve algumas lesões.

Neymar


Está aí um jogador que não era esperado em nossa lista. Nos tempos de Santos e Barcelona, Neymar usou a camisa 11, enquanto que no PSG se acostumou a usar a número 10 (ainda que use a 11 esporadicamente).

Ele também se habituou com o número 10 na seleção brasileira, apesar de ter começado como 11, mas o número 12 foi uma exceção usada uma única vez.

Como homenagem ao amigo Falcão (o grande jogador de futsal), Neymar utilizou esta camisa em um jogo contra o Lorient, válido pela Copa da França, em 2020.

Mbappé


Já que falamos em Neymar, é difícil não falar sobre seu desafeto no PSG.

De fato naquele mesmo jogo em que Neymar homenageou Falcão, em 2020, Mbappé também fez uma homenagem a Thierry Henry, usando o número 14.

O que muitos não lembram é que ele chegou a usar a 12, apenas na seleção francesa.

Na época ele era uma jovem promessa que sequer tinha saído do Monaco, mas logo após isso assumiu a 10 para não largar mais.

Davids


O volante holandês que teve grande destaque no futebol italiano usou a 12 poucas vezes na carreira, e sempre na seleção.

De fato ele nasceu no Suriname, um país que foi colonizado pela Holanda e mantém muitos laços com seu antigo colonizador, motivo pelo qual muitos jogadores optam pela cidadania holandesa até os dias de hoje.

Davids foi revelado pelo Ajax na última grande fase do time, em que conseguia montar equipes que brigavam na elite europeia e chegou até mesmo a ganhar a Champions League na edição 94/95.

Também marcou época na Juventus, onde venceu três campeonatos italianos, além de ter passagens por Barcelona, Internazionale, Crystal Palace, Tottenham e Barnet, além de disputar a Copa de 98 com a Holanda.

Rogério Ceni


A presença do grande ídolo da história do São Paulo na nossa lista não é totalmente inesperada, já que ele era goleiro.

Apesar disso a camisa que mais usou na carreira foi a 01, hoje aposentada pelo São Paulo e que é também uma característica marcante do hoje treinador de futebol.

Ele também usou a 12 diversas vezes na seleção brasileira, onde apesar de ter alguns jogos como titular, nunca chegou a se firmar na posição.

Buffon


Outro goleiro consagrado na nossa lista, Gianluigi Buffon tem grande identificação com a Juventus, apesar de ter passagens por Parma (onde também é ídolo) e PSG, onde chegou a usar a camisa 18.

Ele também usou a inusitada 77 em sua última passagem na Juve, e a 12 em alguns momentos no início da carreira, em certos momentos pelo Parma e pela seleção italiana.

Infelizmente apesar de ter uma carreira vitoriosa (incluindo aí um título de Copa do Mundo, em 2006), ele nunca conseguiu vencer uma Champions League.

Van Nistelrooy


O último jogador da nossa lista a atuar com a camisa 12 é também um bem improvável, pela posição em que atuava.

Um dos grandes atacantes da história da Holanda, Van Nistelrooy também teve passagens marcantes por Manchester United e Real Madrid, além de um início de carreira no PSV e também ter passagens por Málaga e Hamburgo.

Contudo ele usou a 12 apenas uma vez, pela seleção holandesa.

Ele jogou apenas uma Copa do Mundo, em 2006, o que é até pouco para um atacante de tamanha qualidade.

E com isso está finalizada a nossa lista com os doze jogadores de futebol famosos que usaram o número 12.



+FERRAMENTAS PARA APOSTADORES






ESTATÍSTICAS DE CANTOS



DIVULGUE PARA UM AMIGO OU GRUPO