10 Jogadores de Futebol que Nasceram em Janeiro





Hoje vamos falar um pouco sobre dez jogadores de futebol que nasceram em janeiro.

O primeiro mês do ano produziu várias das lendas que vimos ou ouvimos falar pelos gramados mundo afora.

E ainda que seja um mês como qualquer outro, tem vários craques que vieram ao mundo nesta parte do ano.

Obviamente nascer em um determinado mês não determina que um certo jogador será melhor que outro.

10 Jogadores de Futebol que Nasceram em Janeiro


Já que temos também inúmeros exemplos de atletas talentosos nascidos ao longo de todos os meses do ano e que acabam se destacando nos mais diversos esportes.

Apesar disso, existe sim um fato que é cientificamente explicado para que jogadores nascidos nesta época tenham uma certa vantagem, e a isso damos o nome de idade relativa.

Quem nasce em janeiro tem um ano inteiro para aprender mais sobre o esporte que pratica, enquanto que os nascidos no final do ano levam desvantagem neste setor.

Isso porque as categorias levam em conta a idade absoluta, contando do ano em que nascem.

Isso quer dizer que o atleta terá um ano a mais de aprendizado, como vários dos que veremos nos próximos tópicos, aqui mesmo.

1. Lilian Thuram (nascido em 01/01/1972)


O eterno lateral-direito da seleção francesa, da Juventus e do Parma veio ao mundo justamente no primeiro dia de 1972.

Além da Copa do Mundo de 1998, ele também ganhou dois campeonatos italianos (ambos pela Juventus) e uma Copa da Uefa, pelo Parma, sendo os títulos de maior expressão na sua carreira.

Iniciou sua carreira profissional no Monaco, clube onde ainda ganhou uma Copa da França, mas seu final de carreira não foi tão bom.

Com a queda da Juventus para a Serie B italiana após um escândalo de arbitragem, ele se transferiu para o Barcelona, onde passou a conviver com lesões e não teve tanto destaque (aposentando-se após duas temporadas).

2. Viola (nascido em 01/01/1969)


Atacante de técnica bastante apurada, Paulo Sérgio Rosa (que viria a receber o apelido de Viola por causa da marca de chuteiras que usava quando criança) tinha um dom para gerar polêmicas quase tão grande quanto para fazer gols.

Ele é lembrado por comemorar um gol imitando um porco na final do Campeonato Paulista de 1993, quando jogava pelo Corinthians.

O time alvinegro viria a perder o segundo jogo por 4x0 (e também o título).

Em 1997 ele estaria do outro lado, e quando fez um gol contra o Corinthians jogando pelo Palmeiras, imitou um gavião (símbolo de uma das torcidas corintianas).

Também teve uma passagem destacada pelo Santos, além de jogar pelo Flamengo num estágio mais avançado da carreira, onde passou por uma infinidade de clubes até se aposentar em 2016.

Ainda fez parte do elenco que ganhou a Copa do Mundo de 1994, embora tenha jogado apenas uma parte da prorrogação contra a Itália, na final.

3. Toni Kroos (nascido em 04/01/1990)


O jogador que por muito tempo foi o cérebro de um Real Madrid avassalador (e continua lá até hoje) nasceu na então Alemanha Oriental.

Tendo passado por Greifswalde e Hansa Rostock antes de chegar à base do Bayern de Munique, time pelo qual iniciaria sua carreira profissional e se tornaria famoso.

Mesmo tendo ganho três Bundesligas e uma Champions League pelo time bávaro, sua transferência para o Real Madrid se provou acertada.

Já que ganharia ainda mais quatro edições de Champions League pelo time da capital espanhola.

Ele também ganhou a Copa do Mundo de 2014, com a Alemanha, com uma carreira muito vitoriosa.

4. Carvajal (nascido em 11/01/1992)


Curiosamente, temos mais um astro de uma das eras mais vitoriosas do Real Madrid na nossa lista.

O lateral-direito passou boa parte de sua vida no clube espanhol (contando com o período que fez parte do Real Madrid Castilla, a equipe de desenvolvimento do gigante espanhol).

Apenas ficando um ano no Bayer Leverkusen, sendo recontratado pelos blancos logo em seguida.

Dentre outros títulos, ele tem cinco medalhas de campeão da Champions League, três campeonatos espanhóis e uma Liga das Nações com a seleção espanhola.

5. Eden Hazard (nascido em 07/01/1991)


Mais um jogador da nossa lista que passou pelo Real Madrid, porém sem tanto sucesso.

Embora tenha ganho alguns títulos na Espanha (incluindo uma Champions League), ele nunca conseguiu se firmar como titular.

Ao contrário de sua carreira no Chelsea, onde ficou sete anos e teve até mesmo um status de craque e grande promessa da seleção belga (onde também foi bem por algum tempo).

No momento, ele está sem clube e definindo o futuro.

6. Dudu (nascido em 07/01/1992)


Um dos grandes ídolos do Palmeiras, o atacante Eduardo Pereira Rodrigues, mais conhecido como Dudu, chegou ao clube alviverde inaugurando uma época de conquistas e títulos nacionais e internacionais, após um período de baixa da equipe paulista.

Ainda teve passagens por Grêmio, Coritiba, Cruzeiro, Dínamo de Kiev e Al Duhail, mas foi mesmo no Palmeiras que se firmou e conseguiu apresentar seu melhor futebol, sendo inclusive o melhor jogador do brasileirão de 2018.

7. Gennaro Gattuso (nascido em 09/01/1978)


Quando lembramos da última grande época do Milan, dois nomes vêm à cabeça: Kaká e Gattuso.

É fato que ele jogou com vários outros grandes craques, mas foi um dos últimos daquela era do time rossonero que marcou época no futebol italiano e europeu.

Em um time tão estrelado, Gattuso não era o mais habilidoso, mas nunca lhe faltou vontade (por vezes, até sobrava) e isso foi fundamental para que o time conquistasse duas Champions League e dois campeonatos italianos.

Ele também fez parte da seleção italiana que conquistou a Copa do Mundo de 2006, o último grande time que o país conseguiu montar.

8. Reinaldo (nascido em 11 de janeiro de 1957)


Um dos maiores, senão o maior jogador da história do Atlético Mineiro, Reinaldo permaneceu grande parte da sua carreira no Galo.

Ele é até hoje o jogador com maior média de gols em uma única edição do brasileirão (28 gols em 18 partidas, média de 1.55 por jogo no campeonato de 1977).

Infelizmente ele conviveu com inúmeras lesões ao longo da carreira e acabou aposentando-se precocemente aos 31 anos.

Sem ter uma grande coleção de títulos (apesar de ter ganho sete campeonatos mineiros com o Atlético).

9. Tiquinho Soares (nascido em 17 de janeiro de 1991)


O atual artilheiro do campeonato brasileiro passou por inúmeros times antes de chegar ao Botafogo.

Sua passagem mais marcante foi pelo Porto, onde venceu dois campeonatos portugueses e uma Taça de Portugal, contribuindo com inúmeros gols.

Ele chegou primeiro ao Nacional da Ilha da Madeira, para depois ir ao Vitória de Guimarães, chamando assim a atenção do Porto, uma das maiores equipes portuguesas.

Porém antes de chegar ao Botafogo, ele ainda jogou na China e no Olympiacos, mas aos 32 anos nós podemos dizer que ele com certeza ainda tem lenha para queimar.

10. Pep Guardiola (nascido em 18 de janeiro de 1971)


O melhor técnico da atualidade hoje é mais conhecido por sua carreira como treinador (o que também é óbvio), mas também teve bons momentos como jogador.

Ele fez grande parte da sua carreira no Barcelona, onde ainda que não fosse o meio-campista mais técnico do mundo, também não deixava a desejar.

Ele venceu seis campeonatos espanhóis, e ainda estava presente no time treinado por outra lenda, Johan Cruyff, na temporada 1991/1992.

Também não é necessário dizer muito sobre sua carreira como treinador.

Já que é nada menos que o primeiro treinador a conseguir duas tríplices coroas europeias por times diferentes (Manchester City e Barcelona), além de vários outros títulos.

Desse modo fechamos nossa lista com os 10 melhores jogadores de futebol que nasceram em janeiro.



+FERRAMENTAS PARA APOSTADORES






ESTATÍSTICAS DE CANTOS



DIVULGUE PARA UM AMIGO OU GRUPO